domingo, 30 de novembro de 2008

Comércio se ressente de consumo baixo em relação ao ano passado

"A desaceleração da economia, na opinião dos lojistas, já vem refletindo no comportamento do consumidor. Funcionários de grandes redes de eletrodomésticos e móveis, por exemplo, já reclamam que no ano passado, na segunda quinzena de novembro, o movimento já estava bem aquecido para as festas de fim de ano.
“Em 2007, nessa época, já estávamos com um movimento muito maior, com as pessoas procurando comprar móveis e eletrodomésticos com o objetivo de preparar a casa para as festas de fim de ano. Isso não está ocorrendo. Temos um movimento menos aquecido do que nos dias normais, fora do período de crédito”, considerou Diniz, que trabalha em um dos shoppings mais movimentados de Brasília.
As vendas a prazo estão desaquecidas tanto quanto as vendas à vista, na opinião de Percy Zuniga, vendedor de outra rede de móveis e eletrodomésticos. “Espero que até o dia 5 de dezembro as vendas melhorem. Acho que as pessoas estão esperando receber o décimo-terceiro salário”, afirmou. O vendedor tem a mesma reclamação do profissional da área de crédito.“No ano passado, nessa época, estávamos vendendo muito mais. Agora, além do movimento da loja estar mais devagar, as pessoas chegam olham, ficam sabendo das condições e voltam para casa para pensar. Parece que estão com medo de comprar”, disse o vendedor."
Isso mostra os efeitos da crise, no comércio brasileiro. Comparando com o mesmo período do ano passado, as vendas caíram e continuam desaquecidas mesmo a época sendo de alta no consumo.
A sociedade não consome mesmo as condições de paagamento sendo favoráveis para o consumo.

Nenhum comentário: