domingo, 30 de novembro de 2008

Produto ou marca? - Bombril


Neste post, vamos falar sobre um dos casos mais comuns de trademark genérica, o caso da Bombril.


Como de costume segue abaixo algumas informações sobre a empresa em destaque.


"Bombril é uma empresa do setor de higiene e limpeza doméstica, cujo principal produto é uma lã de aço, que é utilizada como produto de limpeza, específico para panelas.
Com o lema "Possui mil e uma utilidades", se referindo às diversas finalidades que uma pessoa pode utilizar a lã de aço Bombril, e propagandas com o mesmo ator representando vários personagens diferentes, a empresa chegou a conquistar cerca de 90% do mercado de lã de aço no país.
A empresa foi fundada em 14 de janeiro de 1948, no bairro do Brooklin, em São Paulo, por Roberto Sampaio Ferreira, sob o nome de Abrasivos Bombril Ltda."


Algumas curiosidades:


"A campanha que está no ar há mais de 30 anos com o garoto-propaganda da lã de aço Bom Bril, um dos personagens mais marcantes e queridos da história da publicidade brasileira. Não é à toa que foi considerada a Marca do Século. Este reconhecimento veio em 1999, de um time de estrelas de propaganda e marketing, que elegeu as 21 marcas mais prestigiadas por consumidores de todos o País. Destas, apenas quatro - entre elas, a Bom Bril - foram criadas e desenvolvidas no Brasil."




Nenhum comentário: