sábado, 29 de novembro de 2008

Como mapear as culturas organizacionais

"Pode-se dizer que cultura, assemelha-se a uma lente(como a dos óculos) por intermédio da qual os seres humanos enxergam e assimilam a realidade e guiam sua forma de agir."
A cultura é uma espécie de roteiro na vida da organização, orientando suas experiências e ações cotidianas, ajudando os colaboradores da empresa, tornando-se um elemento constitutivo e estruturante da vida humana.
A cultura representa também a motivação coletiva para o comportamentos e atitudes, e é formada por elementos como valores, símbolos, mitos, rituais, crenças e normas de ação. Muitas vezes esses fatores de formação não estão explícitos, mas podemos perceber-los implícitos nos comportamentos dos diversos agntes sociais de uma cultura. Com isso os seres humanos não conseguiriam adquirir a coerência necessária à convivência, socialização e a atuação perante seus semelhantes.
- Wagner III, John A. e Hollenbeck, John. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. Saraiva, 1999.

Nenhum comentário: