sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Produto ou marca? - Chiclets


Dando continuidade à série Produto ou marca?, vamos falar agora do produto Chiclets da empresa Adams.

Esse produto tornou-se o nome mais utilizado quando se quer uma goma de mascar. Entretanto, houve somente uma pequena alteração denominando-se chiclete.

Dessa forma, segue-se abaixo a história desse produto conhecido por todos e algumas de suas curiosidades.


"Nos anos 60 do século XXI, Antônio López de Santa Anna (presidente e general mexicano exilado nos EUA) levou para a América do norte uma resina cremosa (látex) a que chamavam chicle. Apresentou-a a Thomas Adams Jr. , um fotógrafo e inventor nova-iorquino, que tentou, sem sucesso, vulcanizá-la, utilizando-a depois para o fabrico de pastilhas elásticas que se tornaram um sucesso. Mais tarde, melhorou-lhes o sabor, acrescentando um pouco de licor, o que agradou aos seus clientes.
Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.
O nome "chiclete" deriva-se de Chiclets, um produto da ADAMS.

Chiclete, também conhecido como goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural. Atualmente, por razões econômicas, os chicletes são produzidos a partir do petróleo."




Nenhum comentário: