sábado, 8 de novembro de 2008

A origem da crise imobiliária norte-americana



A economia mundial vem sendo abalada pela crise iniciada no mercado imobiliário norte-americano. Entretanto, muitos não sabem como esta começou. Por isso, tentaremos explicá-la.
Em 2001, após os atentados terroristas, os americanos estiveram perto de uma crise devido à redução do consumo dos norte-americanos. Para mudar esse quadro, o presidente dos EUA, George W. Bush convidou o povo americano às compras ao mesmo tempo em que as taxas básicas de juros eram reduzidas pelo FED (Banco Central dos EUA). A reação do mercado foi a abertura de linhas de crédito imobiliários, inclusive às pessoas que se encontravam no subprime, clientes que não têm renda comprovada e possuem um histórico de inadimplência.
Os clientes subprime oferecem um alto risco de retorno de capital e por isso pagam juros que chegam até 12%. Querendo não arcar com todo o risco, as financeiras abriram títulos no mercado com o objetivo de adiantar vencimentos e repassar o capital obtidos com estes a outros clientes. Esses títulos foram bem aceitos no mercado devido a sua alta taxa de juros. As corretoras de investimento compraram esses papéis e repassaram aos seus investidores espalhados por todo o mundo.
Após a retomada do crescimento norte-americano por volta de 2003-2004, o FED aumentou a taxa de juros. As pessoas que tinham adquirido seus imóveis, e que possuíam compromissos hipotecários, viram suas dívidas dobrarem de valor. O resultado foi o aumento do índice de inadimplência acarretando na explosão da “bolha imobiliária”.

Referência: http://www.webartigos.com/ e Revista Veja. Edição 2081 - ano 41. Editora Abril

Nenhum comentário: