terça-feira, 11 de novembro de 2008

Yes He can!


No começo da campanha eleitoral ainda em 2007, poucos apostavam na candidatura de Barack Hussein Obama. Senador por Illinois em seu primeiro mandato, ele era um desconhecido diante da ex-primeira-dama Hillary Clinton.


Mas com uma estratégia bem definida --ganhar as pequenas votações e "caucus" (assembléias de eleitores)-- e a percepção de que os eleitores buscam uma mudança na administração do país --principal lema de sua campanha--, Obama conquistou a nomeação democrata com o apoio em massa dos superdelegados após as últimas primárias democratas.


Na noite de 3 de junho, após a contagem dos votos de Montana e Dakota do Sul, a equipe de campanha de Obama celebrou a conquista inédita. Obama é o primeiro negro a se tornar candidato à Presidência dos EUA por um grande partido.


E a questão racial, mesmo que de forma velada, pontuou a campanha do senador. Mesmo sem anunciar constantemente o fato de poder ser o primeiro presidente negro dos EUA, é entre os eleitores negros que Obama tem os maiores índices de votação.


A partir de Janeiro de 2009 o mundo verá a maior potência mundial sendo regida por um jovem, idealista e negro. Se ele vai resolver os problemas causados pela crise imobiliária e dar um fim à guerra no oriente médio? Isso eu não sei, mas ver uma população reconhecidamente racista elegendo um presidente negro já é um sinal de que os ventos estão mudando de direção.

Nenhum comentário: