sábado, 29 de novembro de 2008

Produto ou marca? - Xerox



Outro produto que, hoje em dia, é conhecido basicamente pela sua marca é a xerox ou cópia xerográfica ou fotocópia.

Assim como nos outros posts segue adiante algumas informações sobre a empresa em questão.

"Foi no final dos anos 1940 que uma pequena fábrica de produtos fotográficos de Rochester chamada Haloid decide aproveitar a invenção feita 10 anos antes por Chester Carlson, a xerografia. O projeto da primeira fotocopiadora, o XeroX Model A, e o sucesso dos modelos seguintes levaram a companhia a trocar seu nome em 1958 para Haloid Xerox, e em 1961, tornando-se simplesmente Xerox. O último X de Xerox foi acrescentado para dar ao nome um aspecto similar ao de outra famosa empresa de Rochester, a Kodak.
O desenvolvimento de Xerox origina-se assim do uso da patente de reprodução xerográfica (ou xerocópia), permitindo a fotocópia de documentos em papel ordinário. Essa patente dava à empresa o direito exclusivo do procedimento durante vinte anos, mas ela se organizou de maneira a sobreviver além desse período.
A Xerox consagrou, por essa razão, muito tempo e dinheiro à diversificação e à inovação, apesar de nem sempre saber como rentabilizar suas aquisições (Scientific Data Systems, transformada em Xerox Data Systems), nem comercializar suas invenções.

Algumas curiosidades:


A marca Xerox ficou tão associada à idéia de fotocópia que é comum o uso da palavra xerox como sinônimo de máquina fotocopiadora ou como verbo significando fazer uma fotocópia, nos Estados Unidos da América. Também é comum, no Brasil, o uso da palavra xérox como sinônimo de máquina fotocopiadora ou de fotocópia, assim como o uso do verbo xerocar como sinônimo de fazer uma fotocópia.
Entretanto, a empresa não endossa o uso da palavra xerox nesses casos. A principal preocupação é que a palavra se torne uma trademark genérica, implicando em riscos aos direitos sobre a marca.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox

Nenhum comentário: