terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Por que é difícil montar um time dos sonhos

Por Jack Welch com Suzy Welch Revista EXAME

" O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, será em breve o líder do governo mais poderoso do mundo. Neste exato momento, porém, ele está diante do mesmo desafio de qualquer novo chefe em qualquer parte do universo. Seu maior trabalho - de implicações gigantescas - consiste em formar a equipe certa.
E tal como qualquer chefe novo Obama logo descobrirá que é possível errar muito, e com uma facilidade enorme. Aliados antigos pedem atenção a seus problemas. Forças poderosas bloqueiam certos candidatos. O tempo pressiona sem piedade. Até que um dia, de repente, você percebe que seu círculo de pessoas mais próximas não tem as qualidades daquela equipe nota 10 com que você sonhava. São pessoas com quem você se comprometeu, só isso. "
Primeiro erro: premiar automaticamente funcionários leais.
Não há como não se preocupar em dá uma recompensa aqueles que lhe ajudaram a chegar onde queria, você sente-se obrigado a retriobuir toda a ajuda que lhe deram, mesmo que esses funcionários que foram leais não sejam capacitados para o cargo qque você designa ele.
Segundo erro: contratar quem precisa trabalhar ou quem ambiciona (mesmo que dissimuladamente) fazer parte de sua equipe porque isso confere prestígio.
Praticamente nada, ou quase nada, se compara à satisfação que sentimos quando um candidato nos diz, olho no olho, que gostaria demais de trabalhar conosco. "Excelente", você pensa, "encontrei alguém que tem a mesma visão que eu."
Nem sempre esse funcionárioa irá lhe apoiar, algumas vezes pode acontecer mas nem sempre ele concordará com todas as suas decisões.
Terceiro erro: gastar tempo demais para contratar alguém para resolver uma crise.
"No mundo dos negócios, assim como na esfera do governo, a escolha pessoal do líder diz tudo."
Geralmente um novo líder herda um momento difícil da empresa, tendo que resolvê-lo imediatamente, contratar pessoas capacitadas e com atitudes rápidas para que ocorra uma mudança positiva na empresa.
Aqui estão trÊs erros que um líder não pode deixar acontecer, em nenhuma situação.

Nenhum comentário: